Sincronização horária

O relógio mãe Sigma por sua vez é rádio-sincronizado por um emissor
Sincronização rádio
A sincronização rádio permite uma afixação precisa da hora sem qualquer desvio. Adicionalmente, ela assegura as mudanças de hora Verão/Inverno automaticamente permitindo economizar custos de reposição de hora dos relógios independentes a pilhas.
Os principais transmissores europeus da hora certificada estão localizados no Reino Unido (MSF), em França (FI 162) e na Alemanha (DCF). Os sinais são transmitidos localmente e levam o sinal horário com a informação: hora, minuto, segundo, dia do ano, dia da semana, mês, ano, mudança da hora Inverno/Verão.
Os relógios secundários da Bodet recebem este sinal, confirmam-no, e comparam-no com a base de tempo interna do relógio. Se existir diferença, este acerta-se automaticamente. O relógio funciona com a sua base de tempo interna no caso de falha na receção do sinal rádio.
Nos dias de hoje a maioria dos sistemas já está equipada com uma antena de receção rádio.
Sincronização GPS
Por todo o mundo, a sincronização é garantida por uma rede de 24 satélites que compõem o sistema global de posicionamento. Uma antena específica permite receber esse sinal horário em GMT. Uma boa receção de 3 satélites é suficiente para garantir a precisão ao nível do micro-segundo.
A antena de GPS recebe um sinal horário a cada segundo, descodifica-o e, envia-o para o relógio mãe.
- GMT: Greenwich Mean Time. O GMT é o Tempo Mundial e a base de todas as zonas de tempo e é o centro da zona do tempo no mapa.
O GMT indica o tempo oficial em todo o planeta.